Mostrando postagens com marcador Análise de discurso. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Análise de discurso. Mostrar todas as postagens

domingo, 27 de setembro de 2009

Discurso e Literatura encerram o III Emad

Depois de dois dias de palestras, wokshops e debates, o III Emad teve como última atividade a mesa redonda sobre Discurso e Literatura. O debate analisou elementos que fazem parte de uma determinada formação discursiva e que se manifestam em obras literárias, e reuniu três especialistas na área: o Prof. Dr. Cássio E. Soares Miranda, do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UNILESTE-MG), a Profª. Dra. Emília Mendes Lopes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Prof. Dr. João Bôsco Cabral dos Santos, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Cada um dos integrantes da mesa abordou um autor em específico, abrindo posteriormente o tema à discussão.

Os três nomes da literatura apresentados no debate se relacionam justamente pelo posicionamento deles em relação à vida e à sociedade: uma posição questionadora, de inquietação quanto aos acontecimentos do dia-a-dia. Muitas vezes considerados escritores malditos, justamente pelos temas “mal vistos” de suas obras, os autores fogem a regra das obras literárias consideradas modelo, como as de estilo frânces.

Cássio Miranda falou da subversão dos contos de fadas feita por Hilda Hilst, os quais a escritora parodiava e introduzia elementos do discurso erótico e pornográfico. O professor analisou essas paródias, com a finalidade de apresentar os elementos da vida social presentes na obra da autora. Com certa semelhança ao tema tratado na obra de Hilda Hilst, o erotismo, Emília Lopes abordou e analisou a imagem passada por um dos heterônimos de Fernando Pessoa, Álvaro de Campos, que também escreveu poemas considerados “picantes” para o mundo literário. O pai do conto de terror e policial, o escritor estadunidense Edgar Allan Poe foi apresentado a partir de seus poemas e contos mais serenos, sem a carga dramática e trágica característica de suas obras. João Bosco dos Santos, que considera o escritor um “homem a frente de seu tempo”, falou da dificuldade de concordância de opiniões quando se trata do discurso literário:

“Sempre que falamos de emoção, que para nós da análise do discurso são os efeitos de patemia, sempre há controvérsias. Como é um elemento que pertence a ordem da subjetividade, cada pessoa tem uma leitura diferenciada sobre as obras."

Com o fim da mesa redonda, o III Emad foi se despedindo de Viçosa deixando uma visão positiva aos participantes do evento, que apreciaram os dois dias de atividades intensas no Campus Universitário.

"Eu achei bem interessante, pois veio complementar muitas coisas que nós às vezes temos dúvidas. Foi muito rico em termos de conteúdo,os wokshops foram bem interessantes também... e é isso, eu gostei muito mesmo!"

Paula Roberta Bonfim Amorim – 2º período de Letras – UFV

"Eu gostei bastante...na verdade, teoricamente, eu não sou da análise do discurso, eu sou da linguística aplicada, mas são duas áreas bastante próximas. Então acho que foi muito válido, no sentido de ver em que momento essas duas áreas se aproximam, e eu pude perceber como elas realmente são áreas que falam uma a outra, e por outro lado, ver em que momento a minha posição não é a mesma da que eles adotam. Então se eu não concordava com alguma coisa que ao palestrante ou os apresentadores de trabalho diziam, procurava pensar onde eu me inseria, qual era meu posicionamento se não era aquele. Além disso, foi oportunidade de ver coisa nova, coisa diferente, ainda mais que sou estudante de mestrado e acabo focando em uma área específica... então eventos como este ajudam a acompanhar o que está sendo discutido, o que há de novo."

Tiago Pellim – Estudante de mestrado em Linguística Aplicada – UFRJ

E o sobreHumanas também se despede desse evento com um gostinho de “quero mais”:
quero mais pesquisa, quero mais ciência, quero mais Humanas sendo discutida dentro e fora das universidades. Vamos continuar divulgando as pesquisas e trabalhos das Ciências Humanas da UFV, com objetivo de levar a você o que há de novo, como disse o Tiago!

sábado, 26 de setembro de 2009

Os discursos e as representações sociais


Falar de pessoas comuns, analisar o “povo”, discutir as representações sociais. Foi este o tema da mesa redonda realizada nesta-feira, no III EMAD.

A primeira palestrante, Prof. Dra. Dylia Lyzardo-Dias, da UFSJ, propôs uma reflexão sobre as representações na sua relação com a construção e gerenciamento do ethos. Para tanto, foi analisada a coluna Obituário, do Jornal Folha de São Paulo. Segundo a professora, há uma tendência atual no jornalismo e na literatura para “dar voz ao povo”.

Seguiu-se a apresentação da Prof. Dra Maria Carmen Aires Gomes, da UFV, que teve como pesquisa “Das relações ideológicas e éticas uma análise discursiva crítica do gênero Edital (arquivo em .pdf) da Guarda Municipal – RJ”. Segundo a pesquisadora, os editais possuem uma forma de ação e interação específicas, mas não deixam de ser normas com construções textuais que utilizam verbos no infinitivo e que buscam formar o indivíduo sem comprometer a instituição. No caso do edital da Guarda Militar – RJ existe uma exclusão de certa parte da população, quando este considera obesos, magérrimos, que possuam cicatrizes ou que tenham uma arcada dentária com menos de 20 dentes inaptos à participarem do edital.

Por fim, a Prof. Dra. Sônia Pimenta, da UFMG, sob o título “A construção semiótica da masculinidade na modernidade”, cujo objetivo é revelar os discursos sobre masculinidade e as mudanças que estão ocorrendo na construção identitária do homem. O corpus de análise foi composto por uma capa da Revista Veja e partes do artigo referente ao assunto anunciado na capa intitulado “O Novo Homem”. Com citações de autores como Butler e Giddens, a pesquisadora analisou os textos enfocando a Multimodalidade e a Linguística Sistêmico-Funcional. Concluiu dizendo que vem surgindo um novo homem, com mudanças físicas e psicológicas.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Workshops são realizados durante o Emad

Além de tantos trabalhos e pesquisas apresentados durante o III Emad, o evento também contou com a realização de workshops durante a noite de ontem.

Cinco temáticas foram oferecidas:

Multimodalidade - Professora Célia Magalhães - UFMG

Teorias da Argumentação e aplicações na Análise do discurso- Wander Emadiato - UFMG

Prática discursivas em crítica literária - João Cabral dos Santos - UFU

Gêneros Discursivos, ensino, mídia inter-relações necessárias da pós -modernidade - Alex Caldas Simões - UFV

O conceito de identidade em análise do discurso da psicanálise: Aspectos teóricos e práticos - Eduardo Soares Miranda - Unileste- MG.

Alguns dos participantes partilharam suas opiniões sobre os workshops:
"A oficina que participei tratou da utilização das tirinhas veiculadas pela mídia , em sala de aula. Gostei bastante, principalmente da abordagem feita sobre a análise destas tirinhas. Bastante diferente e interessante."
(Fernanada Moreira Mestrado em letras/PUC>

A representação e a formação de identidades no discurso pelo viés da psicanálise é o que foi discutido na oficina que participei. Achei muito interessante como o professor argumentou a descontrução de identidades que já estão encrustadas em nosso imaginário, como de uma mulher latino-americana, um drogado , um prostituta e etc... Uma verdadeira tempestadade de idéias, estou adorando!"
(Amanda Borges -Estudante de Letras/UFV)

"Na oficina que participo estamos discutindo a abordagem histórica da análise do discurso, partindo da retórica e da Lógica até a abordagem discursiva, problematizando o logos, pathos e ethos."
(Guilherme - Membro da organização do Emad)

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

É hoje...

Começa hoje o III Encontro Mineiro de Análise de Discurso, Emad. O sobreHumanas conversou com uma das organizadoras do evento, a Profª Drª Monica Melo, que forneceu mais informações sobre a importância do encontro na UFV.

O que o participante do III Emad vai encontrar no evento?

O Emad congrega os principais pesquisadores da análise de discurso em Minas Gerais, portanto, o evento contará com palestras, workshops, mesas-redondas e apresentação de pôsteres.

O evento está na sua terceira edição. Por que Viçosa foi escolhida para cediá-lo?

As duas primeiras edições do evento foram realizadas em Belo Horizonte e Mariana, e como é intinerante, Viçosa foi escolhida desta vez, por possuir professores veinculadas ao AMPADIS e um núcleo de pesquisas importante na área.

Em linhas gerais, o que é análise de discurso?

É uma área da linguística que considera uma perspectiva social(condições de produção de discursos)na análise de variados discursos, como midiáticos, religiosos e didáticos. Essas condições de produção de discurso, como o contexto, as estruturas textuais são analisadas de acordo com diferentes linhas teóricas. É exatamente essa discussão que o congresso propõe, possibilitando um estudo interdisciplinar que engloba não apenas estudantes de Letras, mas também de Comunicação Social, Dança, Filosofia, Sociologia, entre outros.

O que esse congresso acrescenta para o estudo das Ciências Humanas na UFV?

O Emad é um evento de peso, de abrangência regional. Ele evidencia a produção de pesquisas na área humana dentro da UFV e ainda aponta um sinal positivo para o curso de Letras e o seu programa de pós-graduação, que promovem esta edição do evento.

A cobertura completa do evento, você acompanha aqui.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

III Encontro Mineiro da Análise de Discurso - EMAD

Milton Chamarelli Filho - Professor do Curso de Letras - UFAC



Nesta quinta e sexta, dias 24 e 25, a UFV recepcionará o III Encontro Mineiro de Análise de Discurso. O evento é promovido pela AMPADIS – Associação Mineira dos Pesquisadores em Análise de Discurso.  
É a primeira vez que o Encontro é realizado na UFV. O I Emad foi realizado na Universidade Federal de Minas Gerais, em 2005, e o II Encontro foi sediado no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto, em 2007.  
O Encontro, segundo o site do evento, tem como objetivo essencial “proporcionar a integração entre os pesquisadores da área de Análise do Discurso, assim como a divulgação, discussão e reflexão crítica das pesquisas produzidas nessa área.”
Pesquisadores e professores da área de diversas universidades de Minas Gerais - Puc Minas, UFMG, UFOP, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de São João Del Rei e Centro Universitário do Leste de Minas - estarão presentes para acompanhar a programação do evento, que contará com mesas redondas, workshops e apresentação de pôsteres.
Você vai acompanhar conosco, aqui no sobreHumanas, a cobertura completa desse encontro! Fique atento!
Leituras sobre o assunto: