domingo, 29 de novembro de 2009

Homofobia e Nazismo são debatidos na UFV


Homofobia e Nazismo, aparentemente, representam realidades distantes e distintas, mas foi exatamente esta a discussão travada na palestra “Homofobia e Nazismo: Caminhos para um debate, realizada na última quinta-feira, 26.

O debate contou com a participação da professora Doutora Ana Maria Dietrich, que é editora chefe da Revista Contemporâneos, e pós-doutoranda em Traumas de Guerra pela Unicamp , por professores do Colégio de Aplicação da UFV – Coluni, e representante do Grupo de Diversidade Sexual Primavera nos Dentes.

Colocados como formas de preconceito, tanto o nazismo quanto a Homofobia são partes da contemporaneidade.

O nazismo, que quase sempre remetido ao período da 2ª Guerra Mundial, de acordo com a professora Ana Maria Dietrich,não parou por lá. Basta olhar com mais atenção os noticiários para perceber a existência de muitas organizações neonazistas, formadas, principalmente, por jovens.

A homofobia, por sua vez, é considerada um dos debates mais efervescentes da atualidade, mas é um preconceito datado de bastante tempo atrás.

Durante o debate ainda foi colocada, especificamente, a homofobia durante o governo nazista. Os homossexuais, assim como os judeus, eram alvos do exército Hitlerista. Eles faziam parte da “Lista Rosa” e tinham como destino, os Campos de Concentração. A ideologia nazi sustentava que a homossexualidade era incompatível com o regime, já que não permitia a reprodução, necessária para perpetuar a raça superior.

Estima-se que mais de 100 mil homossexuais tenham sido vítimas do regime nazista durante a 2ª Guerra Mundial (1939-1945).

O debate foi finalizado com a exibição do Filme filme Bent (Sean, Mathias, 1997). O filme retrata a Alemanha nazista, no período que antecedeu a guerra. Max (Clive Owen), um gay, é enviado para o campo de concentração de Dachau. Ele tenta esconder sua homossexualidade usando uma estrela amarela, que era a forma de identificar judeus, em vez do triângulo rosa usado para "marcar" os homossexuais. No campo se apaixona por Horst (Lothaire Blutheau), um prisioneiro homossexual que usa com orgulho seu triângulo rosa.

Assista aqui o trailer do filme


Nenhum comentário:

Postar um comentário