domingo, 8 de novembro de 2009

Os 30 anos do LDH


Esta semana o Laboratório de Desenvolvimento Humano – LDH – da UFV comemorou 30 anos de existência. No dia 03 de novembro, diversos membros da comunidade se reuniram... (“Hã?” “O quê?” Você não sabe o que é o LDH?!”)

Está bem, está bem. Vamos do início.

O Laboratório de Desenvolvimento Humano (LDH) é uma das unidades que compõem o Departamento de Economia Doméstica da UFV. Foi implantado em 1979 e idealizado pela Prof.ª Myriam de Oliveira Fernandes, economista doméstica, com mestrado em Relações Familiares e Desenvolvimento da Criança, cursado na Universidade de Purdue, nos Estados Unidos. A sua criação visou propiciar estágios aos estudantes que cursavam as disciplinas Relações Familiares e Desenvolvimento da Criança, iniciando, assim, a composição da área de Família e Desenvolvimento Humano do curso de Economia Doméstica da UFV.


Hoje, o LDH possui atividades relacionadas a Ensino, Pesquisa e Extensão, que são também os objetivos da Universidade.

As atividades de ensino referem-se ao trabalho educativo desenvolvido com crianças e estudantes e ao oferecimento de estágios aos estudantes de Economia Doméstica que cursam o Bacharelado e as Licenciaturas Plenas em Economia Doméstica e Educação Infantil e aos estudantes do curso de Educação Física.



Na extensão, a equipe do LDH socializa os conhecimentos, realizando cursos, assessorias e consultorias junto às instituições públicas e privadas, promovendo treinamentos e cursos para professores e outros profissionais que atuam nesta área.

E na pesquisa (que é o intuito deste blog) a unidade busca valorizar a produção de conhecimentos na área de Família e Desenvolvimento da Criança. De forma que os resultados obtidos são diretamente aplicados na educação pelo próprio laboratório, e também por outras instituições de educação infantil.

São diversas pesquisas, (também, são trinta anos de existência, não é mesmo!) e não caberia explicá-las apenas em um post. Portanto, aí vão algumas delas:

  • A Importância das Atividades Lúdicas na Constução do conhecimento Físico": Intervenção em uma Creche do Município de Viçosa - Um Enfoque Piagetiano.
  • Levantamento da situação das creches/pré-escolas públicas e/ou filantrópicas quanto ao uso da atividade lúdica para o desenvolvimento da criança.
  • Família e instituição de educação infantil - uma relação de conflitos, contradições e ambigüidade.
  • O Programa de alimentação na instituição de educação infantil: uma integração entre o cuidar e o educar.
  • O Programa de envolvimento da família - empréstimo de livros no Laboratório de Desenvolvimento Humano: relação entre o cuidar e educar.

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