terça-feira, 3 de novembro de 2009

Liang Gong - em prol de uma vida mais saudável

           Você, provavelmente, após horas em frente ao computador, já sentiu um incomôdo muscular ou nas articulações, sendo maisc clara, aquela dor no pulso ou a fisgada na coluna. Bem, imagine o que os exercícios repetitivos podem acarretar às pessoas que trabalham oito horas por dia numa mesma posição, frequentemente sentados, utilizando o computador ou executando alguma máquina?



           O Curso de Dança do Departamento de Artes e Humanidades da Universidade Federal de Viçosa atentou para essa questão e desenvolve desde 2007 um projeto com cerca de 150 funcionários de onze setores administrativos e acadêmicos da universidade. O objetivo é justamente previnir e auxiliar no tratamento de dores crônicas e difunções físicas e emocionais no ambiente de trabalho, além de  promover uma maior consciência corporal e postural e mais qualidade de vida aos servidores.  A Ginástica Teraupêtica foi o instrumento utilizado pelos profissionas da pesquisa para alcançar tais metas.

        Ginástica Terâupetica é  um conjunto de atividades físicas, de alongamento e fortalecimento muscular que tem como característica comum, melhorar a condição física, psicológica e ambiental do indivíduo em seu trabalho. Os exercícios são de fácil execução e são realizados no próprio local de trabalho. Os exercícios ensinados aos funcionários fazem parte da ginástica Lian Gong -  desenvolvido na China, em 1974, pelo médico ortopedista Dr. Zhuang Yuen Ming, e tem como "base as milenares artes corporais chinesas e incorpora também os modernos conhecimentos da medicina ocidental".

         Participaram do estudo aproximadamente 100 adultos de ambos os sexos, de 30 a 60 anos. Os participante praticavam Lian Gong duas vezes por semana, com duração de 15 a 20 minutos. Para auxiliar na coleta de dados foi aplicado  um questionário envolvendo aspectos posturais e físicos e emocionais relacionados às atividades.

          Quanto aos resultados, primeiramente, constatou-se que 90% dos funcionários permanecem sentados por longos períodos, com pouca ou nenhuma movimentação postural. Em relação à consciência postural, 62% afirmaram perceber sua postura errônea, e 82% apontaram o pescoço como a região na qual sentem mais dor e tensão e ainda, 72% asseguram deixá-lo inclinado para frente ou para os lados.Tal fato pode acarretar o aparecimento e a intensificação de lesões osteomusculares na região.

        Já quando questionados acerca dos assentos das cadeiras disponibilizadas no local de trabalho, 19% consideraram que o assento da cadeira não é ajustável, 52% dos afirmaram que o encosto não oferece um bom apoio as partes baixas das costas e cerca de 54% responderam que possuem um bom apoio.Com relação à freqüência com que os funcionários utilizam o encosto da cadeira, verificou-se que 36% não o utilizam freqüentemente.

        Ainda de acordo com os questionários 68,5% dos servidores empregam forças excessivas, principalmente nas mãos dedos e ombros, enquanto que 32% afirmam não fazê-la. Essa força exercida além do necessário pode ocasionar comprometimento de tendões e ligamentos. Foi analisado também se os funcionários saíam do trabalho e iam para suas casas pensando em questões referentes ao serviço, 30% disseram que não pensam nisso, já 53% afirmam levar para a casa estas preocupações do trabalho e se sentem estressados e fatigados.

          Em relação ao trabalho desenvolvido com os funcionários, a Ginásticas Terapêuticas Chinesas em especial o Lian Gong em 18 terapias, 96.1% afirmaram que o Lian Gong trás sensações agradáveis e 69.2% dos funcionários disseram se sentirem mais motivados a realizar o trabalho. 92.3% dos funcionários responderam que houve diminuição das dores musculares na região da coluna , pescoço, tensão no trapézio. De acordo com os responsáveis pela pesquisa esses resultados positivos foram possíveis devido a assiduidade dos funcionários na ginástica e pela respeito as pausa nas jornadas de trabalho.

           Vale lembrar que uma postura correta dever ser uma preocupação recorrente a todos , desde aqueles que passam horas trabalhando numa mesma posição até aquela relaxada no sofá após o almoço.





Nenhum comentário:

Postar um comentário