domingo, 6 de setembro de 2009

sobreHumanas


Um blog de DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Pesquisas sobre animais, raízes com nomes estranhos, antídotos, vacinas, bactérias e microorganismos.
Se for isto que você pretende encontrar por aqui, está no blog errado!

O blog sobreHumanas tem como objetivo explorar as ciências humanas dentro da Universidade Federal de Viçosa, divulgando projetos e pesquisas científicas produzidos por estudantes dos cursos que fazem parte do Centro de Ciências Humanas (CCH).

Se existe ciência humana em Viçosa, interior de Minas Gerais? Sim, existe. Apesar de tradicionalmente vinculada aos cursos agrários, a UFV tem 14 cursos na área: Economia, Comunicação Social/ Jornalismo, Dança, Letras, Secretariado Executivo Trilíngue, Economia Doméstica, Educação Infantil, Direito, Pedagogia, Geografia, História, Ciências Sociais, Administração e Ciências Contábeis.

Além de causar estranhamento sua existência na UFV, a própria Ciência Humana é vista com diferença.

Quando pensamos em ciência já imaginamos que tudo começou com os estudos feitos por Copérnico, Galileu Galilei, entre outros, e que atualmente, se limita às ciências biológicas e a tecnologia em variadas áreas, não refletindo o que, de fato, é a ciência .

O dicionário Priberam da Língua Portuguesa define a ciência como um “Conjunto de conhecimentos fundados sobre princípios certos. Saber, instrução, conhecimentos vastos.” Enquanto o dicionário Aurélio a define como um “Conjunto organizado de conhecimentos relativos a certas categorias de fatos ou fenômenos. Conjunto de conhecimentos humanos a respeito da natureza, da sociedade e do pensamento, adquiridos através do desvendamento das leis objetivas que regem os fenômenos e sua explicação: o progresso da ciência.”

Não satisfeitas com as definições baseadas na necessidade de leis objetivas e certezas, como as descritas acima, refutamos o teor literal da palavra e consideramos a percepção prática e atual da ciência como uma grande discussão, com definições múltiplas e nada de consenso.
Se entender o que é a ciência já é complicado, a ciência Humana, nem se fala. Por isso, o Blog sobreHumanas abordará estudos sobre a sociedade, o ser humano dentro da mesma, os fatores históricos e geográficos, a política, as comunicações, a educação, a economia, as artes e assim por diante. Nem tudo pode ser explicado por quantidades e porcentagens, é a parte reflexiva e mais qualitativa da ciência da vida. As ciências Humanas.

4 comentários:

  1. Meninas. Gostei da proposta! Outro dia um professor meu estava falando da diferença entre ciências humanas de ciências naturais. A primeira vista parece obvia esta diferença, mas no fundo muita gente acha que são iguais...o que é visível em algumas aberrações de pesquisas dentro das universidades. Gostaria de ver este assunto pautado aqui! Ah!!! a entrada para comentário está muito escondida, deixem num local mais visível. bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Lívia.
    Obrigada por deixar sua opinião e pelo alerta da entrada para o comentário.
    Sua sugestão está anotada e tentaremos realizar a pauta que você indicou.
    Álias, qual o nome desse seu professor? acho que ele pode ser uma boa fonte para nós.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Ótima iniciativa! =]

    Se me permitem, colocarei este como sendo um dos blogues relacionados com o do CA de Letras ( http://caletufv.blogspot.com/ ).

    Que isto dure por muito tempo e que dê bons frutos. ^^

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Vinícius!

    E claro que "permitimos" o blog ser relacionado ao CA de Letras. A honra é nossa.

    Em falar nisto, estamos abertos para a divulgação de trabalhos de vocês!

    Abraço!

    ResponderExcluir