Esse foi o foco e objetivo principal do fórum, que reuniu professores, pessoas ligadas aos órgãos de fomento à pesquisa e alunos da instituição. Formado por uma maioria de cursos novos, com pouco tempo de criação, o CCH busca aumentar as pesquisas, sejam elas financiadas ou não, e criar/ consolidar cursos de pós-graduação. A abertura do evento aconteceu na última quinta-feira, às oito da manhã, no auditório da Biblioteca Central.
Participou da cerimônia de abertura compondo a mesa a vice-reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Cosme Damião Cruz; o diretor-presidente da Fundação Arthur Bernardes - Funarbe, Demétrius Davi da Silva e do Chefe do CCH, Walmer Faroni. Nilda Soares falou da pequena participação brasileira na pesquisa mundial, contribuindo com apenas 2%, e ressaltou a necessidade de uma atitude mais agressiva das Ciências Humanas para impor a área no cenário da pesquisa.
“A pós graduação renasce a cada dia”, foi o que Cosme Damião Cruz falou para mostrar a interação entre a pesquisa durante a graduação e os cursos de mestrado e doutorado. Os alunos que participam de pesquisa e gostam da área tendem a se pós-graduar. O pró-reitor acrescentou ainda:
“Esse é um marco histórico para as Ciências Humanas, o dia em que o primeiro fórum de pesquisa é realizado.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário