quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A realidade da pesquisa no Centro de Ciências Humanas

O primeiro dia de discussões do I Fórum de pesquisa do Centro de Ciências Humanas da UFV mostrou um panorama da produção científica dos departamentos, identificando pontos fracos e fortes.

São dez departamentos que compõem o CCH e obviamente cada um tem suas especificidades. Mas as necessidades e reivindicações são de uma forma geral muito semelhantes.

E os desafios são muitos.

Falta infra-estrutura adequada, incluindo gabinetes para os professores, laboratórios para pesquisa, equipamentos, acervo bibliográfico. Faltam professores suficientes para atender a demanda de pesquisa e ensino ao mesmo tempo. O corpo docente está sobrecarregado de atividades. Falta apoio financeiro da universidade para subsidiar projetos de pesquisa, publicações e participação de eventos importantes para o meio científico.

Ao fim dos relatos, a presidente da Comissão de Pesquisa do Departamento de Letras e Artes, Maria Carmem Aires Gomes, afirmou que as oportunidades da pesquisa no CCH são fruto do esforço dos professores e alunos que em meio há tanta adversidade desenvolvem seu trabalho da melhor maneira possível e trazem como resultado importantes pesquisas, como as que já foram divulgadas neste blog.

As discussões apenas começaram, mas já se pode ter idéia do que o CCH precisa para se desenvolver. Resta saber agora o que será feito para isso.

Ouça agora uma breve entrevista com o diretor do Centro de Ciências Humanas, Walmer Faroni. Ele fala um pouco das medidas que o Centro pretende adotar.






2 comentários:

  1. muito bom os podcasts!!!
    Meninas tenho uma sugestão de pauta, vocês poderiam falar a biografia de grandes pesquisadores da Ciências humanas tipo Levi - Strauss, Sérgio Buarque entre outros. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. obrigada pelo comentário Lúcio.
    Sua sugestão de pauta já está anotada.
    continue acompanhe nosso blog e comente sempre.
    Seu comentário é importante para nós.

    ResponderExcluir