quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Oportunidades e Desafios do CCH

O último dia do I Fórum de Pesquisa do CCH contou não apenas com a presença de professores, mas também de vários alunos, principalmente da pós-graduação. Isso porque o tema em discussão foi “Oportunidades e Desafios da Pós-Graduação para o CCH”.

Por meio de uma mesa redonda, os coordenadores dos programas de Pós –Graduação vinculados ao CCH discutiram o tema em questão e aproveitaram para apresentar ao Pró-Reitor de Pesquisa e Graduação da UFV, Prof. Cosme Damião Cruz (que foi o mediador da mesa) as dificuldades enfrentadas pelo Centro de Ciências Humanas.

Um dos pontos mais pertinentes durante o debate foi a sobrecarga sofrida pelos professores do Centro. São poucos docentes para tantas tarefas: ministrar duas, três ou quatro disciplinas por semestre, coordenar pesquisas e orientar pós-graduandos.

Outro ponto em discussão esteve relacionado à quantidade de recursos destinada ao CCH. Este ainda é muito novo quando comparado aos demais centros da UFV. No entanto, segundo o PROF, a avaliação para distribuição da verba baseia-se nos mesmos critérios de avaliação do CCB, CCA e CCE. Assim, o CCH acaba ficando em desvantagem, pois não apresenta os resultados já obtidos pelos outros.

Toda essa discussão girou em torno de um impasse vivido pelos cursos da área de humanas na UFV.
Fato 1: É necessário aumentar o nível dos cursos na CAPES, para que haja mais investimento.
Fato 2: É necessário ter investimento para aumentar o nível na CAPES.
Conclusão: Aparentemente, os desafios estão se apresentando bem maiores que as oportunidades.

O I Fórum do CCH deixa a esperança para professores e alunos de que estas questões serão mais debatidas de agora em diante.

2 comentários:

  1. A falta de professores é um problema enfrentado por várias universidades do país tanto na graduação, pós graduação, etc.... Sou estudante de Economia na UFSJ e sofremos com nosso insuficiente corpo docente. Discussões como essa promovida pela UFV são muito pertinentes para o encontro de soluções para esse problema enfrentado por nossas universidades.

    Daniel Damas

    Parabéns pela matéria!!!

    ResponderExcluir
  2. Daniel,

    A falta de professores realmente é um problema para as universidades brasileiras. Cada qual apresenta uma deficiência em determinada área. No caso da UFV, o CCH é o centro que mais sofre desse "mal".

    Obrigada pelo comentário!

    Equipe sobreHumanas.

    ResponderExcluir