terça-feira, 15 de setembro de 2009

Afinal... O que é ciência Humana?

Sérgio Hermínio Brommonschenkelo – diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFV
“A ciência é a expansão do conhecimento.”

Walmer Faroni – diretor do Centro de Ciências Humanas da UFV
”A ciência é um estudo aprofundado a cerca de algum objeto.”

Antônio Simões Silva - diretor do Centro de Ciências Exatas da UFV
“A ciência é um conhecimento sistematizado.”


Palavra de origem latina, ciência significa conhecimento e surgiu no mundo quando as explicações religiosas e místicas já não eram suficientes para o homem. Foi a necessidade Humana de entender seu próprio mundo que criou a ciência. Entendida assim, a ciência é a oficina do desassossego. O motor científico é a curiosidade.

Em uma busca rápida pelo Google, as definições de ciência que encontramos apresentam termos como razão, método científico, empirismo, verdade.

Ela pode ser definida como um processo pelo qual o homem se relaciona com a natureza visando à dominação dela em seu próprio benefício. Para isso é preciso classificar e controlar as variantes que cercam um objeto de estudo.

Mas será a ciência sempre tão quantificada, possível de ser controlada?

Daí a dificuldade de se definir e acreditar no método científico nas ciências Humanas. Afinal, se nosso objeto de estudo (o Homem e suas relações) está em constante mudança, como podemos classificá-lo e defini-lo com tanta exatidão?

Na realidade, a objetividade na ciência não é algo absoluto. A objetividade na ciência deve ser entendida como elementos que compartilham de um mesmo espaço de percepção e de comunicação, mas que se diferem do senso comum. O senso comum é formado por sentimentos e percepções do mundo, mas a ciência deve ser experimental. Assim, como afirmou Rubem Alves "a ciência é uma metamorfose do senso comum".

Entendamos a ciência como uma investigação racional, especializada em um objeto de estudo, às vezes aplicada outras vezes não, mas que a todo o momento tenta entender e explicar essa máquina complexa que é o Homem e tudo o que ele cria e transforma.

E para você, o que é ciência?


4 comentários:

  1. Oi, grupo, discussão complexa essa... Sobre a pesquisa em Ciências Humanas, um desafio é conciliar o rigor científico-metodológico com a subjetividade da atuação humana. Um desafio que nos faz diferentes, mas tão importantes quanto as outras áreas....

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário Carlos e pelas dicas que tem nos dado.
    E a idéia do nosso blog é justamente essa: mostrar que a nossa área também é muito importante no meio científico e para o nosso entendimento de mundo.

    ResponderExcluir
  3. Discussão importante esta em!? Devemos sempre frisar que a ciência é uma das quatro formas de conhecimento (arte, ciência, filosofia e religião). Nem melhor, nem pior e igualmente importante as outras. Mas o mundo ocidental, em especial, entende a ciência como conhecimento único, desprezando outras leituras de mundo. Indico este podcast sobre as quatro formas de conhecimento http://www.podbr.com/2006/05/29/quatro-formas-de-conhecimento/

    ResponderExcluir
  4. Ah! Se me permitem talvez vcs pudessem aprofundar nesta discussão falando um pouco sobre a transdisciplinaridade.

    ResponderExcluir