quinta-feira, 24 de setembro de 2009

E começa o III Emad na UFV



Hoje, ás 10 horas da manhã o III Emad foi aberto em cerimônia no auditório do Departamento de Engenharia Florestal da UFV. Com a temática “Práticas discursivas: Construindo Identidades na diversidade e na adversisidade” a terceira edição do evento busca dar efênse ao diálogo entre diversos referenciais teóricos metodológicos utilizados nas análises das práticas discursivas .


Na continuidade do evento , as professoras Ida Lúcia Machado e Célia Magalhães, apresentaram conferências sobre “ Práticas discursivas construindo identidades da diversidade,” e Racismo Visual na identidade multicultural britânica em anúncio do Emma AWARDS (2003/2004), respectivamente.

Na primeira, a conferencista apresentou uma análise semiolinguística sobre o sujeito “Lula”. Para isso a autora utilizou como embasamento teórico Charaudeau e Amossy. O estudo se pauta na utilização da narrativa de vida do presidente Lula em seus discursos e entrevistas na construção de um “ETHOS” que oscila entre sujeito individuais e coletivos como estratégia discursiva para “cair nas graças do povo”.


Já na segunda conferência, o estudo foi feito sobre o racismo visual em um evento comunicativo. A pesquisa contou com a análise da representação visual dos atores sociais. A partir daí pode-se notar a utilização de estratégias de objetificação na representação do negro africano como elemento da cultura multicutural britânica.
E o evento não para por aí....
Continue acompanhando com a gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário