O que as imagens acima sugerem a vocês? Qual o significado delas? Vocês acham que o sentido atribuído por nós, enquanto brasileiros, íntimos do presidente Lula e de sua trajetória política e frutos de uma sociedade miscigenada, seria o mesmo em outro contexto, na África ou na Ásia, por exemplo? Certamente, não.
Foi a partir dessa discussão acerca dos signos linguísticos no discurso político, que o profº drº Antônio Luiz Assunção, da Universidade Federal São João Del Rei, iniciou a mesa-redonda Discurso e política, nesta sexta-feira, no III Emad. Fundamentando-se nas teorias de Bakhtin, Sausurre e Van Dijk, discursou acerca do atual cenário político brasileiro e destacou a importância da análise do discurso político.
Em seguida, os presentes conheceram Um novo estatuto para o discurso político, segundo o próprio palestrante, o profº drº Hugo Mari, da PUC- MG, esse tema é menos uma afirmação do que um questionamento. De acordo, com o professor, Charaudeau em seu livro O discurso politico, coloca alguns motivos para a falência dos discursos políticos no mundo, entre eles estão o desencanto da mídia com a prática política e o desinteresse da população por debates. Para ilustrar tal desinteresse, Hugo citou uma pesquisa realizada pela Rádio Itatiaia de Belo Horizonte, na qual constatou que cerca de 90% dos entrevistados não tinha ouvido o debate que ocorrera no dia anterior à pesquisa. E para, quem sabe, justificar o desistímulo da população, citou os últimos (são tantos...) acontecimentos no palco político brasileiro, como a "renúncia irrevogável" do senador Aloísio Mercadante (PT-SP) e o caso Sarney.
Por último, o profº dr° Paulo Henrique Aguiar Mendes , da PUC-MG, discursou mais delhadamente sobre o que é o discurso político e citando Charaudeau, definou discurso político como o "campo discursivo em que se estabelecem relações privilegiadas entre linguagem, ação e poder." Ainda segundo Charaudeau, o DP tem dois espaços: o espaço da discussão, do dizer político e o espaço da decisão, do fazer político e três instâncias: a politíca, a cidadã e a midiática. (resenha do livro O discurso político/pdf)
Fique por dentro da Política do nosso país:
Excelente discussão, embasamento fantástico, gente que realmente sabe o que fala. Dá até pra sentir um gostinho de como seria ter ido pra Viçosa...
ResponderExcluirÓtimo blog! Tudo de bom pra vocês!
Obrigada, Marcel!
ResponderExcluirÉ exatamente essa a função do sobreHumanas - divulgar ciência/conhecimento dentro da UFV!
Valeu e uma ótima semana!
É uma pena que o Brasil tenha chegado a tal situação que os discursos políticos não cativem mais a credibilidade do povo.
ResponderExcluirParabéns pela postagem!!
Sucesso!!
Obrigada por incrementar nossa discussão com o seu comentário.
ResponderExcluirAbraços!