quinta-feira, 24 de setembro de 2009

E continua o III Emad - confira as últimas notícias!

Uma análise do discurso midiático sobre transgênicos, uma explanação da relação Globo versus Record e uma reflexão acerca da mídia, seu poder e suas teorias. Aonde encontrar tanta variedade e riqueza de conteúdos? Foi hoje, na mesa - redonda Discurso e práticas midiáticas, evento integrante do III Encontro Mineiro de Análise de Discurso, o Emad.

Diante de uma platéia composta por alunos de diversas áreas de conhecimento da UFV, professores dessa instituição e de tantas outras do país, a profª drª Cristiane Cataldi iniciou as dicussões. A professora palestrou acerca de sua pesquisa realizada na Espanha e complementada aqui no Brasil - A ciência na mídia: a divulgação debate sobre transgênicos. Essa pesquisa começou em Barcelona, nos anos de 1999 e 2000, na ocasião Cristiane analisou 248 textos sobre a temática transgênicos nos jornais El Pais e La Vanguarda. De volta ao Brasil, ela e sua orientanda de mestrado, Luciana da Silva Peixoto Perry, expandiram a pesquisa aos jornais brasileiros, O Globo, Folha de São Paulo e Zero Hora.


Segundo a professora, essa pesquisa trouxe grandes novidades ao campo do discurso científico, que apresenta dois propósitos: o de informar o público-leitor e também persuadí-lo acerca dos benefícios ou riscos de determinado produto, nesse caso, os transgênicos. Citando Van Dijk, Cristiane encerrou sua apresentação : "O Discurso é a prática social mais importante da inter(ação) humana."

O segundo palestrante, o profº drº Cláudio Marcio de Carmo, da Universidade Federal São João Del Rei, discursou Sobre a relação do discurso e práticas midiáticas: uma relação sobre metódo e teoria. Citando diversas teorias da comunicação, fundamentando-se no conhecido autor no campo da Linguística e Comunicação, Mauro Wolf, Claúdio expôs a relação (de poder? persuassão? manipulação? informação? sedução?) da mídia e seu público. Nas palavras do pesquisador, ele não veio dar respostas, mas questionar o que já existe e a partir disso, quem sabe, propocionar diálogos e questionamentos mais aprofundados que nos tragam respostas legítimas.

Fechando a mesa-redonda, Renato de Mello, da Universidade Federal de Minas Gerais, trouxe aos participantes do Encontro a tão conhecida rivalidade entre a TV Globo e a Rede Record, no seu artigo O Ethos da Mídia e a Mídia do Ethos: Rede GloboX  Rede Record
 Renato,  a partir de uma apresentação dinâmica ilustrou essa "guerra" midiática entre as duas emissoras com vídeos, notícias veiculadas sobre o assunto e comentários de telespectadores. Confira nos links abaixo um pouco dos bastidores dessa  competição, que parece não ter um fim iminente.




2 comentários:

  1. Muito bom o post, Roselly!

    Senti falta só de links para alguns artigos em que, eventualmente, os profs tenham registrado estas reflexões. Será que estão on-line?

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Carlos!
    Eu procurei os links, mas não achei, nem no currículo lattes, infelizmente...

    Continue acompanhando o sobreHumanas!!

    ResponderExcluir