terça-feira, 22 de setembro de 2009

Movimento e ritmo para pequeninos

A dança é arte do movimento. Gestos, passos e sentimentos são transformados em expressões corporais.

Na antiguidade, a dança esteve sempre presente em diversas culturas, sendo utilizada como manifestação artística, forma de culto aos deuses ou entretenimento. Cada sociedade desenvolveu, segundo seus traços culturais, um tipo de dança característica. Na Espanha temos o bolero, no Brasil o samba, na Itália a Tarantela.

Para a prática da dança não há restrições. Profissionais, amadores, idosos, adultos, crianças, homens ou mulheres podem praticá-la, cada um de acordo com as suas necessidades e limitações.

Diante desse universo de possibilidades, pela primeira vez o Departamento de Dança da UFV oferece um curso para crianças de 0 à 6 anos. A iniciativa é do Projeto de Extensão Corpo e Movimento, que reúne professores e alunos do curso de Dança. Por meio de práticas lúdicas as crianças terão contato com o universo da dança, recebendo aulas dinâmicas que proporcionarão o ensino de itens básicos, que gradativamente se tornarão mais complexos.

Segundo a coordenadora do curso, Solange Caldeira, a criança vai adquirir noções de lateralidade, integração e socialização, de forma natural e agradável. Nada de rigidez para os pequeninos, tudo será passado através de brincadeiras.

Afinal, o objetivo é que a criançada goste das aulas e queira continuar dançando...

Mas se você está se perguntando o quê um post sobre um curso prático, direcionado por integrantes de um projeto de extensão, está fazendo em um blog de Divulgação Científica, aí vai a resposta: muitos destes integrantes participam de grupos de pesquisa, com estudos sobre os mais variados temas no campo da Dança.

A própria Solange Caldeira, que está a frente do curso de dança para crianças pesquisa diversos assuntos, e busca na teoria o suporte necessário para a prática. Ela lidera o grupo de Estudos Integrados em Dança, Teatro e Dança-Teatro, além de participar de outros grupos semelhantes e orientar alunos em pesquisas acadêmicas.

Para aqueles intelectuais, que tendem a ver a “prática” com certa inferioridade, melhor reverem alguns conceitos. Aqui no sobreHumanas, pesquisa se expande à prática e a prática se sustenta na pesquisa. Esse é o exemplo do Curso de Dança da UFV.

Foto retirada de robertofranca.wordpress.com


4 comentários:

  1. É muito bom saber que dentro da institução que estudamos(UFV) existe trabalhos como esse. Parabéns ao curso de Dança e parabéns ao blog por estar divulgando isso!!!!

    ResponderExcluir
  2. É muito bom saber que na instituição em que estudamos(UFV) existe trabalhos como esse. Parabéns ao curso de Dança e parabéns ao blog por estar divulgando isso!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela comentário. Nosso objetivo é que as pesquisas e trabalhos das humanas na UFV se tornem públicos, justamente porque sabemos que há muito material interessante.

    ResponderExcluir
  4. parabéns pro pessoal do blog!! mta gente estuda aqui e nao sabe dos trabalhos feitos na ufv, pra falar a verdade, eu mesma nao sabia...rsrsr....
    e tb...¨pesquisa se expande à prática e a prática se sustenta na pesquisa¨..frase bonita heim??rsrsrs e realista tb...
    parabéns de novo pra vcs!!! =P

    ResponderExcluir