domingo, 27 de setembro de 2009

Discurso e Literatura encerram o III Emad

Depois de dois dias de palestras, wokshops e debates, o III Emad teve como última atividade a mesa redonda sobre Discurso e Literatura. O debate analisou elementos que fazem parte de uma determinada formação discursiva e que se manifestam em obras literárias, e reuniu três especialistas na área: o Prof. Dr. Cássio E. Soares Miranda, do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UNILESTE-MG), a Profª. Dra. Emília Mendes Lopes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Prof. Dr. João Bôsco Cabral dos Santos, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Cada um dos integrantes da mesa abordou um autor em específico, abrindo posteriormente o tema à discussão.

Os três nomes da literatura apresentados no debate se relacionam justamente pelo posicionamento deles em relação à vida e à sociedade: uma posição questionadora, de inquietação quanto aos acontecimentos do dia-a-dia. Muitas vezes considerados escritores malditos, justamente pelos temas “mal vistos” de suas obras, os autores fogem a regra das obras literárias consideradas modelo, como as de estilo frânces.

Cássio Miranda falou da subversão dos contos de fadas feita por Hilda Hilst, os quais a escritora parodiava e introduzia elementos do discurso erótico e pornográfico. O professor analisou essas paródias, com a finalidade de apresentar os elementos da vida social presentes na obra da autora. Com certa semelhança ao tema tratado na obra de Hilda Hilst, o erotismo, Emília Lopes abordou e analisou a imagem passada por um dos heterônimos de Fernando Pessoa, Álvaro de Campos, que também escreveu poemas considerados “picantes” para o mundo literário. O pai do conto de terror e policial, o escritor estadunidense Edgar Allan Poe foi apresentado a partir de seus poemas e contos mais serenos, sem a carga dramática e trágica característica de suas obras. João Bosco dos Santos, que considera o escritor um “homem a frente de seu tempo”, falou da dificuldade de concordância de opiniões quando se trata do discurso literário:

“Sempre que falamos de emoção, que para nós da análise do discurso são os efeitos de patemia, sempre há controvérsias. Como é um elemento que pertence a ordem da subjetividade, cada pessoa tem uma leitura diferenciada sobre as obras."

Com o fim da mesa redonda, o III Emad foi se despedindo de Viçosa deixando uma visão positiva aos participantes do evento, que apreciaram os dois dias de atividades intensas no Campus Universitário.

"Eu achei bem interessante, pois veio complementar muitas coisas que nós às vezes temos dúvidas. Foi muito rico em termos de conteúdo,os wokshops foram bem interessantes também... e é isso, eu gostei muito mesmo!"

Paula Roberta Bonfim Amorim – 2º período de Letras – UFV

"Eu gostei bastante...na verdade, teoricamente, eu não sou da análise do discurso, eu sou da linguística aplicada, mas são duas áreas bastante próximas. Então acho que foi muito válido, no sentido de ver em que momento essas duas áreas se aproximam, e eu pude perceber como elas realmente são áreas que falam uma a outra, e por outro lado, ver em que momento a minha posição não é a mesma da que eles adotam. Então se eu não concordava com alguma coisa que ao palestrante ou os apresentadores de trabalho diziam, procurava pensar onde eu me inseria, qual era meu posicionamento se não era aquele. Além disso, foi oportunidade de ver coisa nova, coisa diferente, ainda mais que sou estudante de mestrado e acabo focando em uma área específica... então eventos como este ajudam a acompanhar o que está sendo discutido, o que há de novo."

Tiago Pellim – Estudante de mestrado em Linguística Aplicada – UFRJ

E o sobreHumanas também se despede desse evento com um gostinho de “quero mais”:
quero mais pesquisa, quero mais ciência, quero mais Humanas sendo discutida dentro e fora das universidades. Vamos continuar divulgando as pesquisas e trabalhos das Ciências Humanas da UFV, com objetivo de levar a você o que há de novo, como disse o Tiago!

2 comentários:

  1. O sobre humanas está de parabéns pela iniciativa de colocar temas realcionados à área de humanas em discussão. A proximidade às informações proporcionada pela internet torna-se, a partir de agora, mais salutar e educativa. Continuem assim!

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  2. Muito obrigada pelo seu comentário.
    A proposta de utilizar a internet como um meio de disseminar conhecimento de forma educativa é uma das propostas deste blog.
    Acompanhe-nos e fica por dentro de outras discussões relevantes sobre humanidades e outras questões de importância social.

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